32 Mitos sobre UX (Experiência do Usuário) – e também sobre usabilidade

uxdesign

Você provavelmente já ouviu muitas “opiniões” sobre a construção de interfaces. Algumas destas opiniões não têm fundamentos que justifiquem adotar certas regras e padrões. O site UX Myths reúne estes mitos e coloca-os abaixo, confira a seguir:

Mito #1: As pessoas lêem na web

As pessoas somente lêem palavra por palavra na web quando elas estão realmente interessadas no conteúdo. Normalmente, elas correm os olhos pelas páginasprocurando por palavras-chave em destaque, títulos interessantes, pequenos parágrafos e listagens. Considerando que estão apressadas para encontrar a informação que procuram, o que não é relevante para elas será ignorado.

Por isso não espere que as pessoas irão ler o conteúdo que não parece fácil de buscar ou relevante, uma vez que blocos grandes de texto, instruções desnecessárias, publicidade e “bla-bla-blas” devem ser evitados na web.

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Mito #2: Todas as páginas devem ser acessíveis em 3 cliques

Testes de usabilidade há muito tempo tem sido desafiados pela chamada regra dos 3 cliques. Ao contrário da crença popular, as pessoas não deixam seu site se não é possível encontrar a informação buscada em 3 cliques. De fato, o número de cliques necessário não afeta a satisfação do usuário, muito menos a taxa de sucesso. É isso! Poucos cliques não deixam os usuários mais felizes e não são necessariamente percebidos como mais rápidos.

O que realmente conta aqui é a facilidade de navegação, o constante “rastro” de informação ao decorrer do caminho percorrido pelo usuário. Se você não faz o usuário pensar sobre os cliques, eles não se importarão em clicar um pouco mais.

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Mito #3: As pessoas não rolam a página (scroll)

Mesmo que as pessoas não usassem o scroll na metade dos anos 90, atualmente é absolutamente natural utilizar a scrollbar dos browsers. Para conteúdos longos, como artigos ou tutoriais, a rolagem permite uma usabilidade muito melhor do que dividir o texto em várias páginas.

Você não tem que espremer tudo no topo da sua página inicial ou sobre a chamada “dobra” (fold), ou seja, o fim da área visível da tela do browser. Para ter certeza que as pessoas irão rolar a página, você precisa seguir alguns princípios de design e prover conteúdo que mantenha o usuário interessado. Também tenha em mente que o conteúdo sobre a “dobra” ainda manterá a maior parte da atenção e também é crucial para os usuários decidirem se sua página é digna de terminar de ser lida ou não.

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Mito #4: Design serve para o site ficar bonitinho

Muitas pessoas consideram o web design como decoração; a arte de fazer o site ficar bonito. No entanto, design é mais sobre como alguma coisa funciona do que como é sua aparência. Design é forma e função. Em contraste com a arte, o bom design não é somente apelo visual e emocional, mas é usável.

O objetivo do design é resolver problemas de forma eficiente. O design é baseado no entendimento de como os usuários vêem o mundo, como eles pensam e se comportam. E a caixa de ferramentas de um designer é mais ampla do que somente cores e fontes, mas também inclui pesquisa de usuários, prototipagem, testes de usabilidade e mais.

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Mito #5: Acessibilidade é cara e difícil

Para fazer seu website acessível, você não precisa adicionar nenhuma funcionalidade extra ou duplicar qualquer conteúdo. A chave é simplesmente avaliar os requerimentos daqueles com habilidades diferentes e dispositivos limitados quando estiver desenvolvendo a interface do usuário e seu conteúdo.

Para construir do zero um website que é acessível, os custos são na prática os mesmos que desenvolver um que não é.

Corrigir um site que já é inacessível, no entanto, pode necessitar um esforço extra mas é sempre benéfico a longo prazo, pois sites acessíveis são mais fáceis e baratos para manutenção.

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Mito #6: Sites acessíveis são feios

Acessibilidade na web significa fazer seu conteúdo disponível para usuários com diferentes habilidades e dispositivos. O requisito chave para a acessibilidade web é separar o conteúdo (HTML) da aparência visual (CSS) para permitir àqueles que preferem – ou necessitam – usar sua folha de estilo específica para acessar o conteúdo.

Uma vez que a aparência visual de um site é definida pela folha de estilos, a acessibilidade em sim não deve ter nenhum impacto no design visual.

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Mito #7: Gráficos farão os elementos da página mais visíveis

Uma armadilha comum no web design é enfatizar uma parte importante do conteúdo com um gráfico ou apresentação em flash. Essa abordagem, no entanto, o faz frequentemente menos visível.

Quando as pessoas procuram por algo específico num website, eles buscam por textos e links onde eles assumem que a informação poderá ser encontrada. Muito frequentemente as pessoas confundem os elementos das páginas que possuem muitas cores e apelo visual com anúncios e os evitam em geral.

De qualquer forma, não significa que você não pode usar nenhuma ênfase. Contraste funciona muito bem e é essencial para priorizar o conteúdo e, assim, criar um design efetivo.

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Mito #8: Fotos de bancos de imagens melhoram a experiência do usuário

Testes de usabilidade e estudos de eye-tracking mostram que fotos de bancos de imagens e outros elementos gráficos decorativos raramente agregam valor a um website e, mais frequentemente, danificam do que melhoram a experiência do usuário.

Tais imagens não são relacionadas ao tópico do website e não agregam informação útil. Usuários normalmente correm os olhos sobre imagens de bancos de imagens e, eventualmente, se frustram por causa delas.

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Mito #9: O design tem que ser original

Muitos designers preferem reinventar a roda do que adaptar os padrões convencionais de design para interface do usuário. Deve ser considerado, no entanto, que tais convenções funcionam bem porque elas já foram utilizadas e testadas para usabilidade. Uma vez que os usuários as conhecem bem, você não precisa explicar nada ou fornecer um manual de instruções. Como os usuários apreciam mais usabilidade do que inovações, modelos padrão beneficiarão sua audiência.

Pode ocorrer de uma nova abordagem ser necessária, porém você deve estar 100% certo de que sua solução é melhor do que um padrão existente.

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Mito #10: Se seu design é bom, pequenos detalhes não importam

“Os detalhes não são detalhes. Eles fazem o design.” diz Charles Eames. Pequenos detalhes tais como uma mensagem de erro informativa, uma mensagem de segurança em um formulário de cadastro ou a reordenação de produtos em uma página de categoria impactam fortemente a experiência do usuário.

Pequenos detalhes são um longo caminho. E é com isso que a Apple se preocupa: atenção obsessiva com detalhes até nos menores bits.

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Mito # 11: Você precisa redesenhar o seu site periodicamente

Mito # 12: Mais opções e destaques resultam em maior satisfação

Mito # 13: Ícones melhoram a usabilidade

Mito # 14: Vocês são como os seus usuários

Mito # 15: Os usuários fazem as melhores escolhas

Mito # 16: Pesquisa vai resolver os problemas de navegação de um site

Mito # 17: A página inicial é a sua página mais importante

Mito # 18: Flash é o “capeta”

Mito # 19: Você não precisa do conteúdo para criar o design de um site

Mito # 20: Se funciona para a Amazon,  irá funcionar para você

Mito # 21: As pessoas podem te dizer o que elas querem

Mito # 22: Teste de usabilidade é caro

Mito # 23: As escolhas devem ser sempre limitadas a 7 + / -2

Mito # 24: As pessoas sempre usam o seu produto do jeito que você imaginou que fariam

Mito # 25: A estética não é importante se você tem boa usabilidade

Mito # 26: Teste de usabilidade = discussões em grupo

Mito # 27: UX Design é apenas outro nome para usabilidade

Mito # 28: O espaço em branco é espaço desperdiçado

Mito # 29: As pessoas são racionais

Mito # 30: Se você é um perito, você não precisa testar seu projeto

Mito # 31: UX design é uma etapa em um projeto

Mito # 32: O sucesso acontece “da noite para o dia”

Para ler as descrições mais aprofundadas dos mitos 11 a 32 acesse a página do UX Myths (em inglês). Recomendo muito!

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